Josť Ernesto Marino Neto

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, José Ernesto Marino Neto decidiu entrar no mundo dos investimentos hoteleiros seguindo seu faro e, no primeiro dia útil de 1989, fundou a BSH International, nome fantasia da BSH Brasil - Service & Holding Ltda.

Sua formação acadêmica inclui especialização em Direito Empresarial, cursos nas áreas de Economia e Liderança realizados no Brasil e na Alemanha, MBA em Marketing Turístico na USP, mestrado em Administração na Florida Christian University, nos Estados Unidos, e doutorado na mesma área de estudos e mesma instituição, concluído em 2010.

Marino e sua equipe atuaram em projetos hoteleiros e de imobiliário-turístico que somam mais de R$ 2,5 bilhões, todos eles no Brasil. Alguns projetos contaram apenas com estudos de mercado e de viabilidade e outros tiveram os serviços de conceituação, planejamento, desenvolvimento e asset management da BSH.

Desde o início da companhia, Marino procurou atrair novos investimentos para o Brasil e, dessa maneira, introduziu diferentes grupos no país, tais como Sol Meliá Hoteles, da Espanha, SuperClubs International, da Jamaica, Howard Johnson e Sonesta International, dos Estados Unidos, e Tivoli, de Portugal.

Professor de investimentos hoteleiros da Fundação Getúlio Vargas, Marino é membro emérito do conselho consultivo do Centro de Hospitalidade, Turismo e Esportes da Universidade de Nova York e professor convidado de diferentes universidades no Brasil e nos Estados Unidos. Foi o primeiro latino-americano a ser convidado como membro da International Society of Hospitality Consultants - ISHC.

O reconhecimento de suas qualificações o tornou palestrante costumaz das principais conferências de investimentos hoteleiros e de imobiliário turístico no mundo, como NYU Hospitality Investment Conference, ALIS – Americas Lodging Investment Conference e Barcelona Meeting Point.

Formação acadêmica

Doutorado
Florida Christian University, Estados Unidos
Administração – 2010

Mestrado
Florida Christian University, Estados Unidos
Administração – 2007

Pós-Graduação
Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes
Marketing Turístico – 2007

Graduação
Universidade de São Paulo
Direito – 1986

Idiomas

Português (língua materna), Inglês (escrito e falado), Espanhol (escrito e falado) e Francês (escrito)

Atuação profissional

BSH International (desde 1989)
Fundador e presidente

Marino Administração de Negócios (1987 e 1988)
Sócio-diretor

Atuação acadêmica

EBAPE/Fundação Getúlio Vargas (desde 2004)
Professor de Investimentos Hoteleiros

Universidade de Nova York
Professor convidado (desde 1999)
Membro emérito do Conselho Consultivo do Centro de Hospitalidade, Turismo e Esportes (desde 2000)