Líderes da indústria

“Em nome da IH&RA, que representa a indústria hoteleira no mundo inteiro, gostaria de expressar nossa admiração pela contribuição de José Ernesto Marino Neto e sua empresa, BSH International, ao desenvolvimento e crescimento da indústria hoteleira no Brasil.”

(Guillermo Rocha, Diretor para América Latina, IH&RA – International Hotel & Restaurant Association, Fevereiro/2000)

“Encontramos no José Ernesto Marino Neto uma excelente fonte de conhecimento sobre o mercado hoteleiro do Brasil e um profissional sério com quem podemos contar. Sentimos que ele é uma peça fundamental na inserção do mercado hoteleiro brasileiro na comunidade internacional de hospitalidade.”

(Robert J. Di Leonardo, Presidente, Di Leonardo International Inc., Fev/2000)

“Agora que viagens e turismo representam o maior setor na economia global, além de ser o que cresce mais rapidamente, este mercado tornou-se, indubitavelmente, mais competitivo, tendo como principais restrições ao seu crescimento contínuo a qualidade do produto e a quantidade de espaços disponíveis. É muito importante a criação de uma oportunidade a fim de reunir investidores em potencial e desenvolvedores com aqueles que fazem as políticas no governo, assim como outros membros relacionados do setor privado, a fim de facilitar um fluxo contínuo de verbas nesta indústria tão carente de capital. Quero, portanto, parabenizar a BSH por sua iniciativa visionária em congregar a Conferência sobre Investimentos Hoteleiros no Brasil, cujo sucesso deverá inevitavelmente desempenhar um papel crucial na realização deste importante objetivo.”

(John Bell, Presidente, IH&RA – International Hotel & Restaurant Association, Setembro/2005)

“A participação direta da BSH tem sido importante no crescimento do desenvolvimento do turismo no Brasil.”

(André Sá, Sócio principal, AFA Arquitetos, Setembro/2005)

“A BSH é sinônimo de profissionalismo e de competência. Para crescermos com segurança, precisamos da expertise baseada em fatos e números reais, como a BSH nos proporciona.”

(Eraldo Alves da Cruz, Presidente, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Setembro/2005)

“Obrigado por tudo o que o Ernesto da BSH fez por mim no Brasil. Estamos no caminho certo para desenvolver um novo capítulo da história da HSMAI no Brasil.”

(Robert A. Gilbert, CHME, CHA, President & CEO Hospitality Sales & Marketing Association International, Julho/2010)

Ex-Colaboradores

“Quando eu cursava Turismo e Hotelaria em Balneário Camboriú (SC), o último semestre era dedicado ao estágio, e os alunos escolhiam as áreas com as quais mais haviam se identificado durante os cinco anos do curso. Como minha disciplina favorita havia sido Planejamento e Desenvolvimento de Hotéis, resolvi solicitar meu estágio na BSH, em São Paulo, consultoria de destaque no planejamento do mercado hoteleiro. Fui acolhido pelo José Ernesto e sua equipe para um estágio de três meses. Esses três meses viraram quase cinco anos de muito trabalho, dedicação, aprendizado, troca de experiências, relacionamentos profissionais e, acima de tudo, grandes amizades que perduram até hoje.”

(Abel Alves de Castro Jr., Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, Accor Hospitality)

“Conviver com o José Ernesto e sua BSH me deu amplitude de visão do mercado de hospitalidade, importantes relacionamentos e novos campos de desenvolvimento profissional. Foi uma etapa importante.”

(Ariel Yaari, Diretor, Anagrama Hospitalidade)

“A BSH significou uma das fases mais importantes de minha trajetória profissional. O envolvimento com os principais projetos de hotéis, resorts e imobiliário-turístico do país me permitiu compreender o mercado de forma ampla e consistente. Além disso, trabalhar ao lado de Ernesto Marino é uma contribuição à parte. Manifesto minha admiração e apreço pela BSH, sem dúvidas a maior especialista em investimentos hoteleiros do país. O sucesso é reflexo de muito esforço e dedicação, e isso a BSH faz muito bem há mais de 20 anos.”

(Fernando Baracho Martinelli, Diretor, FBM Development)

“A BSH foi uma grande escola para a minha vida profissional. A grande responsabilidade e os profissionais competentes que trabalharam comigo, aliados ao ótimo ambiente de trabalho, fizeram dos anos que passei na consultoria momentos inesquecíveis.”

(Marcelo Picka, Coordenador Geral dos hotéis-escola Senac SP)

“Atuar na BSH International por sete meses, responsável pela conceituação e concretização do novo site e pela comunicação e marketing da empresa me deu uma visão do mercado de hotelaria que quatro anos na faculdade e outros quatro como repórter do maior veículo especializado do setor ainda não tinham me proporcionado. Sou muito grata ao José Ernesto e a toda equipe da BSH.”

(Christiane Kokubo)

“Trabalhar em empresas de consultoria que são referência no mercado faz toda diferença no inicio da carreira profissional, por isso a minha escolha pela BSH International. Sou eternamente grato pelo acolhimento do José Ernesto e de toda sua equipe altamente qualificada. Fazer parte deste time me proporcionou momentos de muito aprendizado e foi fundamental na minha formação profissional.”

(Francisco Burckas, sócio, Crivah Consultoria Empresarial)

“Posso afirmar que a BSH International foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional, uma grande escola. Além de ter sido minha primeira experiência de fato, tive a oportunidade de trabalhar na BSH por cinco anos, entre 1999 e 2004. Durante estes anos, pude atuar em diferentes áreas dentro da consultoria, participar de importantes projetos de nosso setor, desenvolver o gosto por pesquisas e vivenciar fases distintas do desenvolvimento do mercado hoteleiro. Tenho realmente boas lembranças do tempo que estive na BSH.”

(Ana Maria Biselli, diretora executiva, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – Fohb)

“Trabalhar como consultora de projetos na BSH foi uma experiência muito gratificante, me proporcionou um aprendizado muito vasto sobre a amplitude da indústria hoteleira e sua área de investimentos. Além disso, reforçou a importância da hospitalidade não apenas como objeto de trabalho, mas como hábito para um bom convívio social.”

(Ana Paula Ueti, Pousada Recanto dos Pássaros)

“Entrei na BSH como estagiária em 2003, quando cursava hotelaria. Tinha ao meu lado algumas das pessoas que mais entendem do mercado hoteleiro e pude aprender bastante. Saí em 2007, quando já era coordenadora de eventos. O José Ernesto me deu a oportunidade de, sozinha, conduzir a organização de umas das maiores conferências da hotelaria. Aprendi muito e conheci pessoas inesquecíveis. Com certeza a BSH tem grande participação na minha formação como pessoa e como profissional.”

(Paula Prota Bacchin, Boldness Comunicação)

“Trabalhar na BSH foi uma experiência fundamental no meu caminho profissional. Convivi com profissionais de primeiro nível, amigos hoje, que me ajudaram a crescer. O respeitado nome da empresa é fruto de suas realizações e fico contente de ter sido parte, ainda que por um período curto, desta história de sucesso.”

(Sergio Bueno, Gerente de Novos Negócios, InterCity Hotels)

“Fazer parte da equipe da BSH foi de extrema valia para minha formação profissional. Recém-formada no curso de Tecnologia em Hotelaria, fui contratada como estagiária e logo e depois evolui para outras funções. Durante o período que estive na BSH  convivi com profissionais que são referência no mercado, possibilitando que eu desenvolvesse habilidades para analisar o segmento hoteleiro de forma estratégica e, também, para gerir outros projetos que assumi e desenvolvo ate os dias atuais.” 

(Cicera Carla, Diretora do Centro Universitário Senac Aguas de São Pedro)

BSH 30 Anos

Accor Hospitality

Responsável: Roland de Bonadona
Cargo: COO, Latin America

Depoimento: “Meus caminhos e os caminhos da Accor e da BSH se cruzam desde minha chegada em 1990 e meus primeiros passos na área de desenvolvimento hoteleiro no Brasil. A BSH sob o comando do José Ernesto faz parte da historia do Setor de hotelaria e turismo destes 25 últimos anos, das suas batalhas, dos seus sucessos e dos grandes desafios que ainda conhece. BSH teve uma grande contribuição na modernização do nosso setor e dos seus componentes, os modelos de operação, a divulgação de informações confiáveis a disposição dos investidores, a formação de grandes profissionais que hoje trabalham em nossas empresas. Sucesso à BSH pelos seus 25 anos de historia!”

GJP Participações

Responsável: Guilherme Paulus
Cargo: Fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC e presidente da GJP Participações.

Depoimento: “O trabalho desenvolvido pela BSH International ao longo de seus 25 anos de existência foi essencial para odesenvolvimento do setor hoteleiro do Brasil. Assim como todos os outros empresários do setor, admiro a excelência desta consultoria, assim como a competência de José Ernesto Marino Neto.”

Armando Conde Investimentos S.A.

Responsável: Armando Conde
Cargo: Presidente

Depoimento: “Conheco o José Ernesto Marino há mais ou menos 30 anos. Logo depois que me desliguei do Banco de Credito Nacional – BCN, fim dos anos 88, início dos anos 89. Nosso encontro se deu em função das minhas atividades imobiliárias que era e é meu novo caminho. Por meio de amigos iniciamos o nosso relacionamento que se tornou uma profunda amizade, onde pude conhecer um jovem cheio de talento, retidão e respeito. Temos nos visto infelizmente com pouca frequência, mas posso dizer que se trata de um individuo capaz, onde demonstrou nestes 25 anos da existência BSH e pelo crescimento que fez desta companhia, sendo hoje uma das principais referências em matéria de investimentos em hotelaria. Parabéns à BSH, ao Marino e a todos seus colaboradores que são um exemplo de empresário e de empresa honestos.”

Grupo RFM Construções

Responsável: Marcio Moraes
Cargo: Diretor

Depoimento: “O Grupo RFM vem atuando há muitos anos no desenvolvimento de projetos turísticos no Brasil e tem uma parceria constante com a BSH, capitaneada pelo Jose Ernesto Marino. O profissionalismo, conhecimento de mercado e competencia das equipes da BSH nos transmitem a segurança das analises e pesquisas de cada investimento e continuam auxiliando na sua implantação e controle contribuindo para o retorno de nossos investidores.”

NH Hotel Group

Responsável: José Pérez Barquero Flores
Cargo: Diretor de Desenvolvimento, America do Sul

Depoimento: “A BSH teve um papel fundamental no retorno da NH ao Brasil no ano 2010. Depois da nossa experiencia no hotel NH Della Volpe em São Paulo de 2001 até 2008, NH quis voltar ao Brasil com um plano estrategico para se establecer com um portfólio entre 15-20 hoteis no prazo de 5 anos, com uma estratégia “asset light”. Aí foi muito importante o trabalho da BSH e o seu detalhado conhecimento do mercado hoteleiro brasileiro para nos entender e aproximar mais uma vez a este mercado de um jeito mais eficiente e rentável. Hoje o Brasil é um mercado estrategico principal para o Desenvolvimento das nossas marcas no mundo e na América Latina em particular. E o Brasil ocupa esse lugar estratégico na nossa companhia porque a BSH nos ajudou para adaptar os padrões de contratos, produto e estrutura da NH ao mercado brasileiro.”

Interval International

Responsável: Fernando Baracho Martinelli
Cargo: Diretor Executivo, Brasil

Depoimento: “A BSH tem contribuído de forma fundamental para o desenvolvimento do turismo no Brasil nos últimos 25 anos com uma trajetória de muitas conquistas e iniciativas pioneiras. Ter feito parte dessa história é motivo de muito orgulho e certamente um dos maiores aprendizados da minha trajetória profissional.”

Tivoli Hotels & Resorts

Responsável: Alexandre Solleiro
Cargo: Presidente da Comissão Executiva

Depoimento: ”A BSH tem sido um dos nossos principais “companheiros de viagem”, desde que tomamos a decisão há 10 anos atrás de nos implantarmos no Brasil. O seu conhecimento do mercado hoteleiro, dos fluxos turísticos domésticos e internacionais, dos planos de desenvolvimento das cidades, das regiões e das infra-estruturas, nos deram sempre “insights” preciosos para as nossas decisões de investimento e de desenvolvimento de produto. Parabéns pelos 25 anos, obrigado pela grande colaboração e disponibilidade, e votos de mais 25 anos de sucesso.”

Brafer

Responsável: Marino Garofani
Cargo: Presidente

Depoimento: “A BSH tem se destacado no cenário nacional de hotelaria como a mais eficiente e competente empresa de assessoria no setor. Tivemos oportunidade de utilizar os serviços da mesma com ótimos resultados. Destaco o bom atendimento e relacionamento com Ernesto Marino, diretor da empresa.”

ZII Hotels

Responsável: Julio Mendes Gavinho
Cargo: CEO

Depoimento: “Eu conheço o trabalho da BSH há quinze anos e, neste período, tive contato com vários dos seus projetos hoteleiros de sucesso. A história do desenvolvimento do nosso setor no Brasil passa e se confunde com a trajetória vitoriosa do José Ernesto e da BSH. Desejo que sejam mais 25 anos de sucesso e de vitórias, influenciando positivamente o desenvolvimento do setor de hotelaria do Brasil.”

Carvalho Hosken S.A.

Responsável: Carlos Fernando Andrade de Carvalho
Cargo: Vice-Presidente

Depoimento: “Nós da Carvalho Hosken só temos a agradecer todo o profissionalismo e dedicação da BSH Internacional na consultoria prestada para desenvolvimento do projeto Hilton Barra.”

La Quinta Inns

Responsável: Rajiv Trivedi
Cargo: Executive Vice President & Chief Development Officer

Depoimento: “Parabéns a BSH pelo 25º aniversário. A visão do mercado de hospitalidade de José Ernesto, seu relacionamento, conhecimento e compromisso com os clientes são as razões para o sucesso contínuo nos últimos 25 anos. Desejo sucesso ainda maior nos próximos 25 anos. Mais por vur BSH!”

Vert Hotéis

Responsável: Amilcar Mielmiczuk
Cargo: Diretor de Desenvolvimento

Depoimento: “Tenho o privilégio de conhecer o trabalho da BSH há muitos anos. Nos últimos 12 anos avaliei diretamente dezenas de estudos de mercado feitos pela BSH para nossos clientes, todos com excelente nível técnico. Vários deles deixaram de ser apenas estudos e tornaram-se hotéis com muito sucesso no mercado. Ver esses hotéis em funcionamento é um prazer enorme. Boa sorte na jornada do próximos anos!”

Marriott

Responsável: Guilherme Cesari
Cargo: Vice Presidente de Desenvolvimento, Brasil

Depoimento: “A atuação da BSH tem sido fundamental para a evolução do mercado hoteleiro no Brasil nos últimos anos. Com uma equipe que acumula grande experiência internacional e profundo conhecimento do mercado local, a BSH tem exercido grande influência no mercado, guiando investidores e outros agentes em seus processos decisórios. Suas publicações provêm detalhadas análises e relevantes insights sobre as mais novas tendências de mercado, ajudando a clarear o caminho para todos que atuam no setor. Parabéns a toda equipe por essa importante marca dos 25 anos!”

Worldhotels

Responsável: Paulo Salvador
Cargo: Chief Marketing Officer

Depoimento: “Tive a oportunidade de testemunhar o trabalho da BSH International e do José Ernesto Marino desde os primeiros “Brazil Hotel Investment Forum” ocorridos no Hotel Transmerica em 2000. Desde então constato o espirito de empreendedorismo e a escola que formou grandes profissionais de desenvovimento hoteleiro no Brasil. Somado a isso, encontro Jose Ernesto e a BSH em diversos fóruns internacionais, onde sao reconhecidos como verdadeiros embaixadores das oportunidades de investimento em nosso pais.”

Porto Bello Hotéis e Resorts

Responsável: Cicero G. Sena Neto
Cargo: Presidente

Depoimento: “A figura da BSH se confunde com a de seu dinâmico fundador, José Ernesto Marino. É impossível desassociar a figura do empreendedor da inovadora empresa criada. Como dirigente hoteleiro e ex presidente de Associações do setor, sempre tive nos artigos e depoimentos de Marino e Seminários da BSH, uma fonte confiável de informações, de contatos e de tendências da moderna hotelaria. Parabéns pelos profícuos 25 anos de colaboração com o turismo brasileiro.”

Vaccaro Participaces SA

Responsável: Vinicius Manoel de Sabiro
Cargo: Engenheiro Civíl

Depoimento: “A BSH International nos atendeu com uma cativante sobriedade. A responsabilidade na observação de cenários, bem como a atenção dada aos clientes fazem com que a Vaccaro Participações S/A tenha certa sua importância no estudo do mercado hoteleiro.”

Vert Hotéis

Responsável: Érica Drumond
Cargo: Presidente e CEO

Depoimento: “Nosso reconhecimento à BSH International, uma importante aliada no crescimento do mercado hoteleiro no Brasil que, há 25 anos, trabalha pautada pela transparência e eficiência, no sentido de nos orientar sobre as melhores oportunidades de negócios. A consultoria hoteleira é um dos segmentos em ascensão e uma ferramenta estratégica para o sucesso do nosso trabalho, pois a busca de novos conhecimentos e inovação em hotelaria tem sido imprescindíveis. Por isso, a Vert Hotéis agradece a parceria estabelecida e deseja à BSH International muitos anos de sucesso para que possam cada vez mais fortalecer os investimentos hoteleiros no nosso país.”

Expo Editora

Responsável: Sergio Junqueira Arantes
Cargo: Não disponível

Depoimento: “A maior premiação da industria de eventos do Brasil nasceu no seio de um Seminario da BSH. Era o ano 2000, quando o José Ernesto nos cedeu o uso das salas no Hotel Transamerica São Paulo para realização da 1a. Edição do Prêmio Caio, o que viabizou nosso sonho. Os Seminários da BSH eram a mais importante reunião de experts da hotelaria nacional e internacional. A releitura das primeiras edições da Revista Eventos nos mostra pesquisas que realizamos sobre as perspectivas de expansão da hotelaria em São Paulo e no Brasil, quando a BSH foi importante fonte, mas também se podia observar o importante papel da BSH na implantação de redes internacionais no país. Foram 25 anos bem vividos. Parabens.”

BHG

Responsável: Felipe Gomes
Cargo: Vice Presidente

Depoimento: “Em um mercado ainda em formação, para não dizer amador, a BSH tem sido umas das poucas ilhas de informações do setor para investidores, gestores hoteleiros, estudantes, imprensa e curiosos, prestando um serviço de qualidade e sempre fomentando novas visões sobre o que acontece na nossa indústria. Desejo vida longa a empresa e muitos estudos de hotelaria.”

Casa Valor

Responsável: Rolando Rozenblum
Cargo: Não disponível

Depoimento: “Gostaría de agradecer pela atenção dedicada na incansável busca da excelencia hoteleira em diferentes oportunidades desde o ano 1998. Sempre foi e será um grande prazer contar com o apoio da BSH nos desafíos e oportunidades que demandam decisões cada vez mais rápidas e eficientes. Parabens pelos primeiros 25 anos!!!”

Hotel Del Fiol

Responsável: Raul Antônio Del Fiol
Cargo: Não disponível

Depoimento: “Nossa experiência com a BSH permite-nos caracterizá-la por apresentar um trabalho competente, altamente profissional, executado com seriedade e baseado em ampla visão estratégica do setor hoteleiro. Cabe-nos ressaltar também o caráter ético e de independência em sua atuação. Trata-se, realmente, de uma empresa “world class” em sua área de atividades!”

InterCity de Hotéis

Responsável: Alexandre Gehlen
Cargo: Diretor Geral

Depoimento: “Parabenizo a BSH pelos seus 25 anos de história que, com muito trabalho e dedicação, contribui para o desenvolvimento hoteleiro gerando informação, acompanhando e estudando o mercado.”

Interval International

Responsável: Marcos Agostini
Cargo: Vice-presidente sênior de vendas do resort e desenvolvimento de negócios para a América Latina América.

Depoimento: “BSH tem contribuído grandemente para a indústria da hospitalidade do Brasil. Seu fundador, José Ernesto, está singularmente posicionada para ajudar aqueles que querem desempenhar um papel no mercado de turismo do país. Acreditamos que o negócio é conduzido por pessoas e idéias, e a BSH traz esses ingredientes e muito mais para a mesa.”

Transamerica Hotels

Responsável: Heber Garrido
Cargo: Diretor

Depoimento: “Parabéns à BSH International pela comemoração dos seus 25 anos de história de sucesso! Nesses anos, se tornou uma das principais fontes de conhecimento sobre o mercado de investimento no setor hoteleiro e, cada vez mais, leva oportunidades de investimento em nosso país para a comunidade global, colaborando diretamente com o desenvolvimento do turismo. Tudo isso, conquistado com muito talento e competência de José Ernesto Marino Neto e sua equipe de profissionais.”

Enseada das Flores​

Responsável: Alexandre Belém
Cargo: Gerente Geral

Depoimento: “A abordagem lúcida, técnica, científica e empresarial da BSH em muito contribuíram e fizeram diferença na montagem e condução do nosso Plano de Negócios. Parabéns! Que venham os próximos 25 anos! Um Abraço e meus sinceros votos de Boa Sorte!”

OPTR2 Empreendimentos Imobiliários ltda

Responsável: Mohamad Osman
Cargo: Não disponível

Depoimento: “Estou feliz em manifestar minha satisfação com o resultado do trabalho de consultoria da BSH. Agradeço a todos da BSH, pela forma profissional e super atenciosa com que me atenderam. Sem falar que já indiquei a BSH para 3 amigos que ficaram super satisfeitos com os resultados.”

VOA Associates Inc

Responsável: Eduardo Manzano
Cargo: Diretor de Arquitetura e Design de Interiores

Depoimento: “BSH, 25 anos de sucesso! Não é sempre que uma empresa comemora 25 anos de sucesso. Na área de consultoria hoteleira, é muito mais difícil. A BSH nestes anos tem se destacado pelo profissionalismo e correção no atendimento a seus clientes e na força das suas parcerias estratégicas como com a VOA Associates. Temos muito orgulho em fazer parte desta história da companhia, contribuindo para este sucesso sólido e constante. Há muito tempo o José Ernesto Marino Neto é um respeitado ponto de referência quando falamos de consultores nestes setores tão complexos como o turismo e a hotelaria, quando “fechar a conta” tem que serem sempre as palavras de ordem. Parabéns, José Ernesto e equipe BSH, continuem assim, nesta linha de entendimento de nossa realidade e tornando a hotelaria “mais viável”. Um abraço!”

Itaplan

Responsável: Cyro Naufel
Cargo: Diretor Geral

Depoimento: “Há bastante tempo tenho o prazer de acompanhar e participar com a BSH do desenvolvimento de produtos hoteleiros pelo Brasil. A BSH e José Ernesto Marino se transformaram, ao longo destes 25 anos, em expoente máximo e referências de um mercado que exige altíssimo grau de expertise e conhecimento. Parabéns pela trajetória de sucesso. Que venha mais 25, 50…anos de muito sucesso !!”

Sonesta

Responsável: Felix Madera
Cargo: Executive VP International

Depoimento: “Eu conheco o Sr. José Ernesto Marino Neto há 25 anos. Durante esse tempo o Sr. Marino Neto foi fundamental na introdução Sonesta Hotels para parceiros de negócios no Brasil que resultaram em duas franquias. Seu profissionalismo, comprometimento, capacidade e dedicação devem ser elogiados. Eu não tenho reservas em recomendar o Sr. Marino Neto para quaisquer oportunidades de negócios possíveis.”

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese